Seplan e Atecel visitam locais onde serão abertas novas vias para melhoria da mobilidade urbana em Campina Grande

Uma nova parceria para desenvolvimento de projetos estruturantes para Campina Grande. Este foi o objetivo de uma reunião realizada entre a Secretaria de Planejamento, da Prefeitura de Campina Grande, e a Associação Técnico Científica Ernesto Luiz de Oliveira Júnior (Atecel) nesta terça-feira, 18.

Já para dar início às atividades, foi discutida entre a equipe de engenharia da Seplan e da Atecel a criação de projetos de drenagem na cidade e realizada uma visita nas áreas em que há indicações de projetos estruturantes e de mobilidade urbana.

A primeira parada da equipe foi na futura Avenida Tavares, que vai cortar as zonas Leste e Norte, cruzando com o início da avenida Floriano Peixoto e Epaminondas Macaxeira, até a avenida Manoel Tavares. A ideia é melhorar a mobilidade da cidade e garantir um melhor fluxo ao trânsito.

Outra melhoria, levando em consideração a mesma modalidade de projeto, está sendo pensada para a construção de um novo acesso ao Complexo Habitacional Aluízio Campos, com abertura de uma via que segue por baixo da ponte da BR 230. No local serão realizados os pareceres técnicos e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) será provocado, já que a área corresponde a um trecho de linha férrea.

Futura avenida Tavares

Formada pelos engenheiros da Atecel, Gladstone Araújo Bezerra e Joab Kleber Lucena Machado, o secretário de Planejamento, Felix Araújo, o secretário-executivo, Tulio Duda Paz, e o diretor de Planejamento Urbano e Regional, Murilo Cabral, a comitiva também seguiu para conhecer uma área que fica por traz da Estação Velha, no bairro de mesmo nome, e que deve servir como via interligando a avenida Almeida Barreto até o Canal do Prato. O objetivo também é melhorar a mobilidade urbana.

Segundo o engenheiro Joab Lucena, da Atecel, a parceria com a Prefeitura de Campina Grande, através da Seplan, agrega o conhecimento técnico- científico, às necessidades do município no sentido de criar projetos que mudem, para melhor, a vida da população.

“É um convênio importante entre a Prefeitura e a Atecel que visa garantir a criação de projetos estruturantes para Campina Grande. Já estamos atuando para dar início aos levantamentos técnicos, para que possamos apresentar, junto com a Seplan, um projeto que beneficie a população”, disse.

Já o secretário Felix Araújo Neto destacou a urgência do prefeito Bruno Cunha Lima, para a criação de projetos para Campina Grande. Ele lembrou que, no final do ano passado, Bruno apresentou um relatório mostrando a capacidade de investimento e captação de recursos, além do equilíbrio fiscal e financeiro do município, o que garante a execução de projetos importantes para a cidade.

“Estamos atuando para transformar a Seplan em uma fábrica de projetos, para que possamos garantir melhorias para Campina Grande em várias áreas. Essa é uma determinação do prefeito Bruno e estamos, através de parcerias e, com nosso próprio corpo técnico, atuando nisso para garantir o melhor para nossa cidade”.

Atecel

A Atecel é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1967, que tem por finalidade apoiar e viabilizar os programas de pesquisa e extensão de Universidades da Paraíba, prestando serviço de consultoria, elaboração de projetos e treinamentos, além de atuar na criação de convênios e parcerias com entidades públicas e privadas, transmitindo o conhecimento científico, com vistas à diminuição de custos, ajustando e melhorando projetos para se adequar às exigência do setor público e da sociedade.

Codecom

Compartilhar