Em continuidade às ações de entrega de projetos às secretarias municipais, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento, entregou à Secretaria de Agricultura o projeto ‘Praça Rural’. A ideia é garantir espaços de lazer, de baixo custo, para crianças e idosos nos distritos de Catolé de Zé Ferreira, São José da Mata e Galante, além das áreas rurais do Distrito Sede de Campina Grande.
O projeto é de autoria do diretor de Planejamento Urbano e Regional da Seplan, arquiteto Murilo Cabral, e foi criado a partir de visitas realizadas para a criação do mapa rural e da atualização do Plano Diretor.
As praças serão de modelo único, que deverão ser replicadas nas comunidades, garantindo espaços para brincadeiras de crianças como amarelinha; campinho de futebol; além de coreto central, remetendo às antigas praças, entre outros. As Praças Rurais devem custar algo em torno de R$ 150 mil cada, o que, de acordo com o técnico, é um valor aquém de outros equipamentos públicos referenciados na zona urbana.
“Diagnosticamos que havia uma deficiência na zona rural com relação à espaços de lazer para crianças e idosos, e conseguimos formatar um modelo, que será barato, e que poderá ser replicado em todas as comunidades, pois o espaço utilizado será de 23 metros quadrados, ficando bem distribuídos, podendo se adequar a qualquer espaço. A ideia é dar mais dignidade ao homem do campo”, disse o arquiteto.
Além do projeto, foi entregue um relatório com o levantamento das comunidades que poderão ser beneficiadas, levando em consideração as que têm maior densidade populacional, porém a decisão da construção será determinada pela Secretaria de Agricultura.
O secretário Renato Gadelha disse que ganhou um presente da Seplan e ressaltou a importância de projetos como este para diminuir o êxodo rural.
“As praças vão dar dignidade às crianças e idosos que não têm espaços de lazer. Pensamos que a zona rural não deve ser um quintal da cidade, que precisamos deixar o homem do campo no campo, mas ele precisa ter as mesmas vantagens de quem mora na cidade. As praças vão evitar o êxodo rural, porque as pessoas terão, também, espaços para se divertir”, disse.
O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, comentou que a Seplan continua atuando na criação de projetos estruturantes para o município, visando beneficiar toda população, tanto da zona urbana quanto a rural.
“O objetivo é ampliar ainda mais os projetos que estamos criando na Seplan, para que o município possa ir em busca de recursos para execução. São projetos estruturantes e focados em pessoas, que também é o foco da gestão do prefeito Bruno Cunha Lima”, arrematou.
Codecom