O serviço de Achados e Perdidos funciona em um espaço instalado na réplica do Telégrafo Nacional, localizado na cidade cenográfica do Parque do Povo. O atendimento no local é feito durante todos os dias da semana das 18h até 0h30. O local funciona como uma recepção de objetos encontrados e disponibilizados aos seus proprietários dentro do Parque do Povo.Nesta primeira semana do Maior São João do Mundo foram registrados 89 objetos e documentos perdidos, no Parque do Povo, que foram encaminhados ao serviço. Desses, 48 já foram entregues aos seus proprietários.
Os itens mais perdidos são os documentos pessoais (CNH, certidão de nascimento, título de eleitor e carteira profissional de trabalho). Há registros também de cartões de crédito, controle de portão e chaves. No entanto, o objeto perdido mais inusitado foi um par de muletas. O coordenador do Serviço de Achados e Perdidos, José Sérgio Pereira, destacou a importância do trabalho durante os festejos juninos.“Com o crescimento do evento, aumento do número de turista circulando pela cidade e no Parque do Povo, o número de documentos e objetos encontrados e entregues aos seus proprietários, durante a festa, vem aumentando. Isso foi possível graças a uma parceria com as Policiais Militar e Civil, além da Sesuma e dos barraqueiros, que ao encontrar algum item abandonado, no Parque do Povo, deixam na base do Serviço de Achados e Perdidos, onde foi montada toda uma estrutura graças à atenção da secretária Eva Gouveia e do Prefeito Romero Rodrigues”, destacou José Sérgio.
O Serviço de Achados e Perdidos disponibiliza um pré-cadastro, onde o cidadão, ao chegar no Parque do Povo, informa seus dados de reforma simples (nome completo, endereço residencial e telefone de contato). Dessa forma facilita a localização do proprietário no sistema de dados, permitindo uma rápida devolução do objeto.A outra unidade do Achados e Perdidos está localizado no Espaço Cidadão, no Terminal de Integração, na plataforma 04. Essa unidade foi instalada na gestão do Prefeito Romero Rodrigues, com objetivo de melhorar o serviço ao cidadão. A unidade foi instalada porque, segundo levantamentos, o Terminal de Integração é onde ocorre o maior número de perda de pertences.
Fonte: Codecom