O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil, e em Campina Grande a data não passará em branco. Pelo sétimo ano consecutivo, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente-Sesuma, gestão do prefeito Romero Rodrigues, a partir das 7:30 da manhã, vai providenciar um café da manhã para os mais de 600 homens e mulheres que trabalham diuturnamente na limpeza urbana da cidade e dos Distritos, e sorteio de vários brindes.
Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças, canais, galerias e terrenos baldios limpos de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano, e o prefeito Romero Rodrigues todos os anos faz questão de estar presente.“No Brasil os garis ainda não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita. É muito importante cada indivíduo fazer a sua parte e não jogar lixo nas ruas, mas em Campina Grande, a Prefeitura Municipal tem estimulado esses profissionais com distribuição de fardamento, equipamentos e principalmente, tratamento humanitário”, informou o secretário Geraldo Nobre Cavalcante.
O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.
Nas comemorações desta quinta-feira, no antigo DTO ( Departamento de Transporte e Obras), margens do Açude Velho, o secretário Geraldo Nobre, reunirá todos os diretores e chefes de setor para homenagear estes profissionais, que fazem de Campina Grande uma cidade limpa e elogiada por seus moradores e visitantes.
“ O gari representa muita coisa boa para nossa cidade. È um ser humano espetacular, diferenciado, que acorda cedo, que se dedica; está o dia todo na cidade limpando. Não só hoje, mas nos 365 dias do ano ele está de parabéns, pelo amor a profissão e sua cidade., por isso vai merecer da minha parte e do prefeito Romero Rodrigues, nosso respeito e estima pela grande contribuição que dá ao Governo”, disse Dr. Geraldo, justificando a merecida homenagem deste dia.