A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Gerência da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), dará início, nesta sexta-feira, 05, a uma série de ações em alusão ao Setembro Verde, campanha que promove a conscientização para a luta pela inclusão social das Pessoas com Deficiência (PcDs). Ao longo do mês, a programação contará com eventos voltados à promoção da cidadania, espiritualidade, escuta social, lazer, formação e empregabilidade.
As ações serão realizadas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de sensibilizar a sociedade e fortalecer os direitos desse público e seus familiares. Entre os destaques da programação estão algumas ações como as oficinas ‘Desvendando o Ser Atípico na Escola’, que oferecerá capacitação para mães e familiares de crianças e adolescentes atípicos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e deficiência intelectual.
Outro destaque é o Mutirão de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, que ocorrerá na próxima semana, no Partage Shopping, visando ampliar oportunidades de trabalho. O evento inclui orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio-Inclusão e o acesso ao mercado de trabalho. Na programação, consta ainda o I Fórum Municipal de Discussão dos Direitos da Pessoa com Deficiência para dialogar sobre os desafios enfrentados e buscar a garantia dos direitos desse público.
Conforme a gerente Edna Silva, da Gerência PcD, as ações são importantes para ampliar a inclusão no Município. “Nessa campanha estaremos com a temática: ‘nossa voz, nada sobre nós, sem nós’, e reforçamos que nosso compromisso, enquanto Prefeitura, é de realmente colocar a pessoa com deficiência como protagonista não só em setembro, mas em todos os 365 dias do ano”, disse.
“O Setembro Verde é um momento importante para reforçarmos nosso compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. A programação foi pensada com muito cuidado para acolher, informar e promover o diálogo com as famílias e com a sociedade, contribuindo para uma Campina Grande mais acessível e inclusiva”, destacou o secretário da Semas, Fabio Thoma.
Programação completa:
Oficina: Desvendando o Ser Atípico na Escola
Capacitação voltada para mães e familiares de crianças e adolescentes atípicos com foco em estratégias práticas para apoio na escola, em casa e nas relações sociais.
Local e horário: Centro Dia – 9h
Datas: 5, 12, 19 e 26 de setembro
Vagas: Limitadas (até 10 participantes por encontro)
Mutirão de Empregabilidade PCD
Parceria com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) para promover inclusão profissional de pessoas com deficiência.
Local e horário: Partage Shopping – 13h às 17h
Data: 8 a 12 de setembro
Missa da Inclusão
Celebração religiosa com foco no fortalecimento da fé e espiritualidade das pessoas com deficiência e seus familiares, além de sensibilizar a sociedade sobre o valor da inclusão.
Local: Igrejas São João Paulo II e Nossa Senhora de Fátima – Aluízio Campos
Data: 10 de setembro
Horário: 19h
Mutirão de Assessoria Jurídica
Foco na resolução de situações, retirada de dúvidas e orientações sobre procedimentos e processos jurídicos.
Local: Centro Dia
Data: 10 de setembro
Horário: 14h às 16h
Culto da Família Atípica
Momento de louvor, oração e reflexão, com foco na espiritualidade e acolhimento de famílias atípicas.
Local e horário: Igreja Verbo da Vida – Sede Dinamérica – 19h.
Data: 17 de setembro
I Fórum Municipal de Discussão dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Espaço para debate de desafios e proposição de soluções para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência.
Local e horário: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – 15h
Data: 18 de setembro
Pit Stop da Inclusão
Ação educativa com foco na conscientização da sociedade sobre inclusão, respeito e garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Local e horário: Praça da Bandeira – 9h às 12h
Data: 19 de setembro
Bingo Recreativo – Abraça Pai
Atividade de socialização e fortalecimento dos vínculos familiares entre pais e usuários atendidos no Centro Dia.
Local e horário: Centro Dia – 15h
Data: 20 de setembro
Reunião Aberta do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Momento de escuta e participação social, garantindo voz e representatividade às pessoas com deficiência e seus familiares.
Local e horário: Escola Estadual de Audiocomunicação – EDAC – 9h30
Data: 26 de setembro.
Codecom