STTP alerta condutores sobre cuidados no trânsito em dias chuvosos. Equipes de agentes estão monitorando principais vias

Com as fortes chuvas  desta terça-feira, 21, a STTP alerta os condutores de veículos em Campina Grande sobre os cuidados necessários para transitar com mais segurança pelas vias em períodos chuvosos.imagemDevido ao temporal que caiu na cidade no meio da tarde desta terça a STTP registrou ocorrências no trânsito da cidade. Até 18h30, foram registradas três colisões, interdições parciais ou total de ruas e avenidas, por conta de arvores caídas e trechos de ruas alagadas, três semáforos apagados por falta de energia e trânsito lento em algumas vias.imagemOs agentes monitoraram o trânsito desde cedo, sendo auxiliados pelas equipes do setor semafórico e da Central de Monitoramento do Trânsito com as câmeras em pontos estratégicos da cidade. Com auxilio do setor de semáforos, cujo trabalho é executado também em parceria com  equipes da SESUMA e da Defesa Civil, as solicitações foram prontamente atendidas.imagemDe acordo com o Gerente de Trânsito da STTP, Daniel Araújo, nesse período chuvoso há um aumento no número de acidentes envolvendo veículos motorizados nas ruas em virtude de imprudência ou imperícia de alguns condutores. Portanto, a STTP recomenda que cautela na hora de dirigir é sempre a melhor forma de prevenção.imagemAinda conforme orientações da Gerência de Trânsito, é necessário que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada, pois a desatenção e o desrespeito à sinalização de trânsito por si só já são motivos iminente de acidentes, mesmo fora do período chuvoso, e agora com a chuva os riscos são ainda maiores.imagemAs equipes de Agentes da STTP vem orientando os condutores de veículos e citam algumas  dicas para os motoristas: O principal perigo em dias de chuva é a aquaplanagem, aquela poça bem rasa de água que fica sobre o asfalto deixando-o bem escorregadio, o que pode fazer com que os pneus não entrem em contato com o asfalto e o carro derrape.

Manter uma distância segura com relação ao veículo da frente para evitar colisões também é recomendado, pois o descumprimento dessa orientação é o principal fator de acidentes nesta época segundo levantamentos de acidentes realizados pelo órgão.

A manutenção e conservação das palhetas para uso do limpador de para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado, são dicas que os condutores não podem deixar de lado.

Já no período da noite, evitar olhar diretamente para os faróis dos carros que estiverem vindo na direção contrária é fundamental. A luz é multiplicada pela pista molhada e os pingos de chuva no parabrisa, o que prejudica a visibilidade.

Em caso de acidente – A STTP informa que se não  houver  vítimas, quando só há danos materiais, os veículos envolvidos devem ser removidos da via para evitar qualquer obstrução no trânsito ou novos acidentes. Vale lembrar que se o condutor que não desobstruir a via neste caso será autuado de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

A STTP disponibiliza, para informações adicionais e atendimento a população, o telefone 3341.1517.

Fonte: Codecom
COMPARTILHE