A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e da Secretaria de Educação, realizou a grande final da XI edição da Olimpíada de Educação de Trânsito nas Escolas, na manhã desta quinta-feira, 16, na Vila Sítio São João.
As escolas vencedoras foram a Escola Municipal Henrique Guilhermino Barbosa (dentre as escolas públicas) e o Centro Educacional Arte e Vida (dentre as particulares). Também participaram da final as Escolas Municipais Padre Antonino (2ª colocada) e Lafayete Cavalcante (3ª colocada). Dentre as particulares, as finalistas foram, além da campeã, o Espaço Educacional Carmela Veloso (2º colocado) e o Centro Educacional Êxodo (3º colocado). Os vencedores foram contemplados com bicicletas, premiação em dinheiro para professores, troféus e medalhas.
Desenvolvendo o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida!”, a XI Olimpíada durou mais de dois meses, com a participação direta ou indireta de cerca de 4 mil alunos. Foram várias provas, tendo como destaque a utilização da Transitolândia, escola vivencial de trânsito, que fica no Parque Linear Dinamérica.
“O nosso objetivo com esta Olimpíada é promover o aprendizado junto à comunidade escolar sobre os direitos e deveres de cada um no trânsito, cidadania e segurança viária. Com toda essa festa aqui na final, a alegria dos alunos e professores, temos a certeza de que atingimos esta meta e contribuímos para a formação de futuros condutores mais empáticos e conscientes”, destacou o superintendente da STTP, Vitor Ribeiro.
Anderson Henrique, estudante do 7° ano da Escola Municipal Lafayete Cavalcante, destacou como foi fácil aprender sobre trânsito durante o período da Olimpíada. “É muito legal, porque a gente aprende uma coisa séria, que é o trânsito, de um jeito leve e divertido”, comemorou.
Já a gestora adjunta desta escola, Robênia Cruz, falou sobre a importância desse evento para a educação dos alunos: “Nós estamos vivendo um momento de muitos problemas no trânsito e a Olimpíada convida os estudantes a aprenderem na teoria e na prática seus direitos e deveres nesta área”.
Além de profissionais da STTP, prestigiaram a grande final representantes das Polícias Militar e Rodoviária Federal e do DER, também fundamentais para a segurança viária no trânsito.
Codecom