A partir de uma análise feita pelo Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito, (Neat), a Superintendência de Trânsito e Transportes (STTP) criou a operação “Rota dos Bares”. O estudo revelou um número alarmante de acidentes, sobretudo durante as noites e madrugadas, e causados pela ingestão de bebidas alcoólicas.
A operação consiste em levar agentes de trânsito às regiões dos principais bares da cidade, com ações educativas e buscando a conscientização dos condutores a respeito da perigosa relação entre beber e dirigir. Em função disso, o número de casos caiu em 50%, em janeiro desse ano, em comparação com dezembro, do ano passado.
Os números vinham em uma crescente desde o mês de novembro, quando a mesma causa, a ingestão de álcool, havia feito nove vítimas de acidentes durante as noites e madrugadas campinenses.
A redução é ainda mais representativa porque o fluxo de veículos circulando na cidade durante os finais de semana dos dois meses foi praticamente o mesmo, apesar de janeiro ser historicamente conhecido como um mês de férias e viagens. Em média, 345 mil veículos estavam circulando pela cidade por final de semana entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023.
NEAT
A ação exitosa foi fruto do trabalho do Núcleo de Estudos de Acidente de Trânsito, que acompanha os dados em tempo real, a partir de uma parceria para o cruzamento de informações de serviços como STTP, SAMU, PRF, Corpo de Bombeiros e CPTran. O objetivo é reduzir acidentes e salvar vidas.