STTP implanta projeto “Ciclomob” e agentes de trânsito utilizarão bicicletas para ganhar mais agilidade no trânsito

A Prefeitura de Campina Grande, através da gerencia de trânsito da STTP, está implantando a partir deste sábado, 07, durante o desfile cívico, a “Ciclomob”. Um projeto com uma concepção de trabalho a ser desenvolvido por uma equipe de agentes de trânsito em bicicletas, e que estarão focados na fiscalização das ciclovias e ciclofaixas, além de outros pontos específicos da cidade como faixas de pedestres.

Com o aumento do fluxo do trânsito urbano, é necessário buscar meios alternativos de transportes, por exemplo, a bicicleta. A cidade já conta com 12km de ciclovias em uso, 32km de ciclofaixas implantadas, e atualmente a prefeitura está executando mais 12km de novas ciclovias nas ruas do Complexo Aluízio Campos, perfazendo um total de 56,km de malha cicloviária.imagemA exemplo das grandes capitais do mundo, Campina Grande está se estruturando para receber esse meio de transporte como uma solução viável para aliviar o trânsito, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidade mais sustentável. E neste sentido, a cidade hoje ocupa o 1º lugar em ranking de Planos de Mobilidade Urbana no Brasil

Com essa infraestrutura disponibilizada para quem utiliza bicicleta, é indispensável realizar o trabalho de orientação, educação e fiscalização de trânsito, principalmente nesses locais em especifico, promovendo a segurança viária e proporcionando assim que o trânsito torne-se fator determinante na qualidade de vida das pessoas.imagemA implantação da “Ciclomob”, com uma equipe de agentes ciclistas devidamente capacitados, objetiva também aproximar os agentes com os usuários das vias, melhorando consequentemente a prestação do serviço público, onde os demais ciclistas serão abordados e receberão orientações sobre as regras de circulação em vias de grande movimento. Portanto, para garantir a segurança viária, os agentes de trânsito da “Ciclomob” irão se fazer presente nas diversas Ciclofaixas, uma vez que, são breves espaços de tempo em que as motos e os carros transitam nesses locais reservados aos ciclistas.

O embrião desse projeto nasceu durante o Maio Amarelo, quando alguns agentes foram escalados para acompanhar o passeio ciclístico da campanha. Foi o primeiro teste do projeto, enquanto os agentes de bike pedalavam para providenciar o fechamento dos cruzamentos para a passagem dos ciclistas, outros iam em direção à próxima interseção, auxiliando inclusive outra equipe de motos, num trabalho que requer muita agilidade e eficiência e, de bikes, os agentes conseguiram atuar com muito mais rapidez, sendo elogiados por todos os participantes do evento.imagemO projeto, conta, por enquanto, com oito bicicletas e oito agentes ciclistas, que passaram por avaliação médica e capacitação técnica antes de guiar as bikes pela cidade, concentrados na realização de rondas nos diversos quilômetros de ciclofaixas e ciclovias, priorizando as de maior fluxo, com pontos base e de abordagens a condutores, ciclistas e pedestres para evitar o estacionamento de veículos nesses locais.

Fonte: Codecom 
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