Autor: Notícias PMCG

STTP inicia campanha “Respeito às Vagas Exclusivas” a partir desta terça no Partage Shopping

A Prefeitura de Campina Grande realiza a partir desta terça-feira, 17, no Partage Shopping, mais uma campanha educativa para o “Respeito às Vagas Exclusivas” – destinadas aos idosos e deficientes, em estacionamentos públicos e privados. A promoção do evento será coordenada pela DET – Divisão de Educação de Trânsito da STTP, e de acordo com […]

17/12/2019 15h38 Atualizado há 3 anos

A Prefeitura de Campina Grande realiza a partir desta terça-feira, 17, no Partage Shopping, mais uma campanha educativa para o “Respeito às Vagas Exclusivas” – destinadas aos idosos e deficientes, em estacionamentos públicos e privados.

A promoção do evento será coordenada pela DET – Divisão de Educação de Trânsito da STTP, e de acordo com o superintendente, Félix Neto, o objetivo da campanha é conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas destinadas para estacionamento exclusivo de veículos utilizados por idosos e pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida.imagemInstalado no acesso de entrada do shopping, na área próxima dos elevadores, o público visitante tem a oportunidade, no horário das 10 às 22hs, de também solicitar a confecção de credencial para estacionamentos reservados para idosos e também para os Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

O uso da credencial é obrigatório tanto em áreas privadas  – como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo – quanto em vagas exclusivas do estacionamento regulamentado (Zona Azul).imagemSegundo o superintendente da STTP, “Especialmente neste mês de dezembro, estamos alertando a quem possuir os cartões que foram emitidos nos períodos de 2016 ou 2017, que devem renovar a validade dos mesmos, e continuar a usufruir do direito à gratuidade”, disse.

O artigo 41 do Estatuto do Idoso, de 2003, exige a reserva de 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados para idosos. A Lei nº 10.098, de 2000, prevê a reserva de 2% para portadores de deficiência. Porém, não basta apenas ser aposentado ou idoso para fazer uso da vaga. É preciso ter a credencial que autoriza a utilização e que é concedida pela STTP, mediante cadastramento prévio. Outro detalhe é que a utilização da credencial deve estar sempre acompanhada do cartão Zona Azul.

Além do serviço dessa emissão de credenciais, a STTP realizará uma farta distribuição de materiais educativos e fornecendo orientações; haverá intervenções de comandos educativos no estacionamento com a utilização de multa moral, além da ocupação de vagas padronizadas por cadeiras de rodas; Intervenções lúdicas com palhaço perna de pau Pompeu, além da exposição de vídeos com informações sobre comportamentos no trânsito e de estatísticas de acidentes.

Fonte: Codecom

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support