A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, realizou duas operações do tipo “Lei Seca” no âmbito do município, nos dias 29 e 30 de setembro.
Durante a quinta e sexta-feira da semana passada, agentes da Superintendência participaram das operações de forma conjunta com outros órgãos, como o Detran-PB e CPTran, objetivando dar total suporte e trabalhar de forma preventiva para garantir segurança viária em toda a cidade.
A blitz aconteceu nas avenidas Floriano Peixoto e Manoel Gonçalves Guimarães (avenida Canal), respectivamente, e resultaram em 11 autuações por embriaguez (artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro) e de mais 38 por outras infrações do CTB. No total foram abordadas cerca de 300 pessoas e catorze veículos, que foram conduzidos aos pátios da Transguard, empresa responsável pelo depósito de veículos removidos.
As fiscalizações compõem a conclusão de um curso de atualização, pela qual os agentes da autarquia participaram e que define novas atribuições à STTP, elencadas na lei 14.599 e vigorada a partir de 20 de junho de 2023, entre estas, a fiscalização de alcoolemia dos condutores.
Treinamento – Durante o mês de setembro, agentes da STTP participaram de uma série de treinamentos para que pudessem integrar a equipe de fiscalização e realizar as próprias operações. Entre as adequações está o uso adequado do etilômetro, equipamento que mede a quantidade de álcool presente no corpo do consultor.
Das operações – As operações estão sendo intensificadas em Campina Grande e serão realizadas em dias, horários e pontos estratégicos diante de demandas identificadas através do trabalho compartilhado de informações através do Neat (Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito).
Codecom