A Prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), usa muitas tecnologias para beneficiar a mobilidade urbana e humana na cidade. Aplicativo para o acompanhamento de rotas de ônibus em tempo real, consulta de multas e serviços; site para avisos sobre interdições e ocorrências que afetam o trânsito e a mobilidade, além de whatsapp para contato direto com o cidadão estão entre as ferramentas criadas para beneficiar o cidadão.
O aplicativo MobiCG está disponível gratuitamente para download nas loja Android e IOS. Através dele o cidadão pode, por exemplo, localizar pontos de parada e de venda de crédito para o transporte público; Consulta da grade de horário das linhas de ônibus que operam na cidade; Visualização em tempo real dos veículos de rotas específicas, planejamento de viagens urbanas. Além disso, é possível, através do app, consultar multas e serviços da STTP.
Outra ferramenta tecnológica que surgiu com o objetivo de beneficiar o cidadão é o site www.alertas.sttp.campinagrande.br. Através do site, o cidadão pode acompanhar em tempo real informações a respeito de interdições, congestionamentos e ocorrências que afetam a mobilidade urbana na cidade.
Outra forma de contato rápido e seguro junto a STTP é por meio do whatsapp 3341-1517. Através dele é possível tirar dúvidas, fazer sugestões e manter contato com uma equipe que está diariamente disposta a trabalhar pela mobilidade urbana e humana na cidade.
Semáforo inteligente
A equipe da STTP desenvolveu uma tecnologia inovadora de semáforo inteligente. O sistema utiliza câmeras posicionadas estrategicamente nas vias que realizam a contagem automática de veículos em tempo real. Uma inteligência artificial processa essas informações e calcula o tempo ideal necessário para o esvaziamento de cada cruzamento, ajustando dinamicamente os ciclos semafóricos. Essa solução tecnológica 100% nacional, criada pela equipe técnica da STTP, otimiza o fluxo de veículos, reduz congestionamentos e melhora significativamente a mobilidade urbana em Campina Grande. O serviço já está operando em fase de testes na Rainha da Borborema.
Codecom






