Autor: Notícias PMCG

SUPERDOTADO: Estudante de escola municipal é selecionado em organização brasileira de pessoas com QI elevado

O estudante Davi Nascimento, 4 anos, da Escola Municipal Apolônia Amorim, no bairro Santa Cruz, em Campina Grande, foi aceito para integrar a Mensa Brasil, uma organização mundial de fomento à inteligência humana. Davi é uma criança com dupla excepcionalidade, diagnosticado com autismo, nível de suporte 1, e habilidades de superdotação. Segundo a mãe do […]

17/05/2024 15h06 Atualizado há 10 meses

O estudante Davi Nascimento, 4 anos, da Escola Municipal Apolônia Amorim, no bairro Santa Cruz, em Campina Grande, foi aceito para integrar a Mensa Brasil, uma organização mundial de fomento à inteligência humana. Davi é uma criança com dupla excepcionalidade, diagnosticado com autismo, nível de suporte 1, e habilidades de superdotação.

Segundo a mãe do menino, Andréa Luíza, Davi começou a ler sozinho com apenas 1 ano e meio de idade.

“Com 2 aninhos, para minha surpresa, Davi leu um Atlas inteiro. Ele ama geografia, países, capitais e continentes, ele sabe todos, além das bandeiras. E aí a gente foi percebendo que Davi sempre estava à frente do tempo dele. Sempre na escola ele se destacava. Ano passado eu fiz o teste com a neuropsicóloga para identificar se ele tinha superdotação. Esse teste mostrou que Davi tem um QI de 143, estando entre as crianças do Brasil com alto QI”, explicou.

Agora, a família e a escola estão comemorando a nova conquista de Davi, ter sido selecionado pela organização Mensa Brasil para integrar o grupo que atualmente conta apenas com 8 crianças de Campina Grande que fazem parte do seleto grupo de 27 crianças em todo o Estado.

“Esta semana, Davi foi aceito pela Mensa Brasil, que tem várias pessoas com QI alto. Pra gente é uma alegria poder fazer parte e saber que Davi foi acolhido e recebido. Ele vai ter, assim como está tendo na escola, uma oportunidade a mais de conhecimento. É algo que vai acrescentar na vida dele”, disse, acrescentando que o menino, mesmo com pouca idade já faz cálculos de adição, multiplicação, raiz quadrada, além de separação de sílabas e o conhecimento em geografia.

Andréa, mãe de Davi, explicou também que precisou tirar o filho de uma escola particular e procurou a rede municipal, onde foi acolhida e encontrou o apoio específico de acompanhamento em sala e no Atendimento de Educação Especial. “A aceitação dele na rede municipal foi uma bênção, a equipe está bem preparada e Davi tem amado a escola. Ele já foi muito excluído e isso dói. Mas aqui na rede ele teve esse apoio e essa ajuda. Hoje eu vejo que Davi está começando a voar.”

A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) conta que é um desafio diário trabalhar com Davi: “Quando Davi chegou aqui na escola, nós recebemos a mãe e entendemos toda a trajetória deles e acolhemos com muito carinho. E no AEE a gente oferece um suporte individualizado e faz as adaptações de acordo com a necessidade da criança, adaptações de estratégias e recursos. O hiperfoco de Davi é geografia e tem sido um desafio trabalhar com ele, mas a gente está buscando, estudando, crescendo e tentando dar o melhor por Davi. E a gente está muito orgulhosa por ele fazer parte do projeto Mensa Brasil.” Fernanda Ferreira de Castro.

Sobre a Mensa Brasil

A Mensa é uma organização presente em cerca de 100 países, sendo que em 40 desses possui estrutura formal, na forma de organização sem fins lucrativos. É representada mundialmente pela Mensa International (www.mensa.org) e no Brasil pela Associação Mensa Brasil (www.mensa.org.br). Os objetivos são identificar e fomentar a inteligência humana para benefício da sociedade, incentivar pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência e fornecer um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus membros. A Mensa realiza programas, tais como os SIGs (grupos de debate e pesquisa sobre assuntos variados) e o Sight (de troca cultural entre membros que estejam em viagem por todo o mundo) e ainda por meio da Fundação Mensa (prêmios e bolsas para fomentar usos da inteligência em benefício da sociedade).

Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.