Dunga Júnior também ministra workshop sobre estatísticas de acidentes de trânsito
O superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), da Prefeitura de Campina Grande, Carlos Dunga Júnior, está participando em Brasília (DF) do I Seminário Internacional de Segurança Viária. O evento acontece de 21 a 23 deste mês, promovido pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
Na tarde desta segunda-feira, 21, no auditório da sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Dunga Júnior ministrou o workshop com o tema “Análise de dados estatísticos de acidentes de trânsito por meio de BI (Business Inteligence)”. O superintendente da STTP atendeu a um convite do secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.
O evento tem como objetivo assegurar o direito à vida, assim como promover a participação ativa cidadã e alcançar a meta de zero morte no trânsito. Na sua explanação, Dunga mostrou como o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), idealizado e coordenado pela STTP, vem tratando os dados relativos aos sinistros diversos, por meio da tecnologia do sistema Business Inteligence (B.I.), o que vem agilizando a tabulação dos números e dando rapidez às soluções viárias propostas pelo núcleo.
“Momento único poder apresentar nossos estudos, nesse evento de tamanha grandeza, que é fundamental para auxiliar o trabalho que estamos desenvolvendo, além da promoção da integração entre instituições, possibilitando na ampliação de parcerias e a troca de conhecimentos de outras experiências das diversas cidades do país”, disse o superintendente Dunga Júnior. Ele está no seminário acompanhado da gerente de Transportes da STTP, Araci Brasil, e do assessor técnico do NEAT, Jonatha Elvys.
O objetivo do I Seminário Internacional de Segurança Viária é apresentar as melhores práticas nacionais e internacionais, reunindo especialistas de renome internacional, para discutir os temas que formam o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). O Plano é uma estratégia brasileira para reduzir as mortes no trânsito e está de acordo com a Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, declarada pelas Nações Unidas.
A meta é salvar mais de 86 mil vidas no trânsito brasileiro até 2028, o que significaria uma redução de 50% nos indicadores de mortalidade em nosso país. Portanto, serão discutidos aspectos relacionados à gestão da segurança viária, segurança viária e veicular, educação no trânsito, atendimento às vítimas e regulação e fiscalização do trânsito.
Entre os participantes do seminário está o Ministro da Infraestrutura substituto, Bruno Eustáquio; a coordenadora-geral de Planejamento, Gestão e Controle da Senatran, Marcela Tetzner Laiz; além de representantes de órgãos de trânsito do Distrito Federal (inclusive da Universidade de Brasília) e de diversos estados do Brasil, a exemplo da Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Ceará.
Codecom