Na última sexta-feira, 23, foi realizada na cidade de João Pessoa uma capacitação técnica promovida pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), que apresentou um novo modelo de planilha tarifaria para o transporte público de passageiros.
Servidores e técnicos da Gerência de Transportes da STTP participaram do workshop, que objetivou fornecer um panorama geral dos sistemas de transporte no país e divulgar a nova metodologia de cálculo tarifário para o transporte coletivo.
Membros do Conselho Municipal de Transportes (Comutp), também estiveram participando do evento, cuja meta foi o de mostrar aos técnicos do setor a nova metodologia, que recebeu os aperfeiçoamentos necessários e, principalmente, explicita de modo mais objetivo os procedimentos dos cálculos.
Em dois documentos (Método de Cálculo e Instruções Práticas) a nova planilha resulta de estudos desenvolvidos por técnicos das entidades parceiras: Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), sob a coordenação da ANTP.
Um dos principais objetivos do estudo é trazer mais transparência nos cálculos do valor das passagens e mensurar os custos de maneira melhor. Entre as novidades, está a inclusão de riscos de operação dos transportes.
A ANTP está realizando workshops em várias regiões do país para disseminar o conteúdo, demonstrando para prefeitos, secretários de transportes, profissionais responsáveis por gerenciadoras públicas e empresários de ônibus, como a nova planilha pode ser usada para os respectivos sistemas locais de mobilidade.
O evento de João Pessoa contou com a presença de representantes do setor público e operadores privados que, ao longo do dia, tiveram acesso ao conteúdo da planilha e puderam debater sobre a melhor forma de estruturar a planilha de custos do transporte e de que forma ela pode ser aplicada em cada cidade.
Representando a Prefeitura de Campina Grande estiveram presentes o gerente de Transportes da STTP (Henrique Castro); o gerente administrativo e financeiro (Roberto Loureiro) e Araci Brasil (Secretaria de Planejamento), entre outros técnicos.
O último documento de referência nacional sobre tarifa de transporte público foi produzido pelo GEIPOT e publicado em 1996. A Planilha da ANTP, que passa a ser o novo documento de âmbito nacional, retrata, entre outras novidades, as mudanças tecnológicas em veículos e sistemas inteligentes de controle, as novas regulamentações ambientais e as diretrizes da Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587, de 2012). Incorpora ainda novos elementos, introduzidos nos processos de contratação ocorridas no período, como a integração, terminais e infraestrutura, bem como traz uma importante inovação, distinguindo claramente o cálculo do lucro das empresas da remuneração do capital.
Fonte: Codecom