A Secretaria de Planejamento de Campina Grande recebeu a visita de uma equipe técnica da Secretaria de Mobilidade Urbana do município de Macaé, no Rio de Janeiro, com intuito de conhecer o Observatório de Campina Grande e para saber como é feita a classificação e disposição dos dados neste sistema de transparência do município.

Inicialmente, o objetivo da visita da equipe fluminense foi conhecer o modelo administrativo da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos, que levou o município paraibano a ser o primeiro colocado no ranking de Mobilidade Urbana do Brasil, em 2018, através de uma pesquisa realizada pelo Instituto Americano Expert-Marketing, naquele ano.

Durante a cortesia na Seplan, o assessor de Controle Interno da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé, Marcello Magalhães, disse que Campina desbancou como exemplo de mobilidade para outros municípios e, devido ao resultado da pesquisa, surgiu o interesse de ser realizado um intercâmbio para conhecimento, in loco, do modelo de sucesso da STTP.
Recebido pelo secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, que atuou como superintendente da STTP durante o período em que a pesquisa foi divulgada, Marcello disse ter ficado maravilhado com as informações disponibilizadas no Observatório para acesso de toda população.
“Ficamos maravilhados. Essa ferramenta tanto é boa para os cidadãos, quanto para a própria gestão, porque dispensa a elaboração de relatórios, coisa que demanda tempo e atrasa tomadas de decisões. Além disso, é bastante corajoso por parte da administração disponibilizar os dados, porque quanto mais transparente a gestão é, mas se ver na responsabilidade de dar as respostas às demandas que são formuladas pela população”, ressaltou.
Marcello ainda disse que o Observatório será mais uma experiencia exitosa de Campina Grande que poderá ser replicada no Rio de Janeiro. O assessor ainda elogiou o acolhimento da cidade e prometeu voltar à Rainha da Borborema em 2022, para participar do Maior São João do Mundo. Estiveram com ele, o coordenador da Jari de Macaé, Alan Velasco e o coordenador de Planejamento e Transporte, Vinícius Gonçalves.
O secretário Felix agradeceu a visita e o reconhecimento ao trabalho realizado por ele na STTP, e que está sendo continuado pelo atual superintendente, Carlos Dunga. Ele ainda lembrou do projeto do Observatório, que foi iniciado pelo ex-secretário André Agra.
“Trabalhamos de forma conjunta, porque o maior interessado em todo o benefício que buscamos para Campina Grande, é a população. A gestão de mobilidade na STTP se destacou e continua se destacando no Brasil, o Observatório de Campina Grande foi iniciado por André e estamos dando continuidade ao planejamento que ele fez. Então, a cidade só tem a ganhar com esse modelo operante de gestão pública”, destacou Felix.
Codecom