Foi encerrado neste domingo, 27, o Curso de Tecnologias não Letais ministrado para o pessoal da Guarda Civil Municipal (GCM), com o objetivo de preparar o efetivo para o uso dessas tecnologias. O curso teve como instrutores o comandante da GCM, Rodolfo Emanuel Rodrigues Cabral; e o agente Rossilberto Moura Gomes.
Com o objetivo de cumprir os protocolos sanitários de controle do novo coronavírus, o efetivo foi dividido em duas turmas e as aulas aconteceram nos dias 19, 20, 26 e 27. As aulas teóricas foram ministradas no auditório da Vila do Artesão e as práticas no galpão da GCM.
O comandante da GCM, Rodolfo Emanuel; e o agente Rossilberto Moura, foram treinados no Curso de Instrutor de Tecnologias não Letais (Habilitação de Instrutores Multiplicadores), na Condor Tecnologias Não Letais, no Rio de Janeiro e, como multiplicadores estão aptos a difundir o conceito não letal por meio da apresentação teórica e de instrução sobre a técnica dos produtos, enfatizando a importância do uso proporcional da força, pelos agentes da lei.
A capacitação, em nível Instrutor, ofereceu aos profissionais, informações amplas sobre o planejamento e emprego das tecnologias não letais. Durante o curso, os agentes da Guarda Civil tiveram a oportunidade de conhecer produtos não-letais, como as balas de borracha, granadas de gás lacrimogêneo, granadas de impacto e de efeito moral, lançadores de granadas de gás lacrimogêneo, dispositivos de eletrochoque incapacitantes e pirotécnicos de sinalização e salvatagem.
Os participantes do curso utilizaram as tecnologias não letais e fizeram uma prova dos conteúdos didáticos e práticos. Além de uma avaliação de cada profissional, estabelecendo estudos de casos do uso das tecnologias não letais para que sirvam de parâmetros para futuras utilizações.
Codecom