Oitenta trabalhadores estarão participando nesta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26, do primeiro curso do Programa Sine-CG Capacitando, resultado de uma parceria realizada com a Faculdade Rebouças. O curso de Oratória é ministrado pelo professor de Administração e Consultor do Sebrae, Sharles Aguiar. As aulas do curso de Oratória acontecem no auditório do Sine, das 9h ao meio-dia.

O coordenador do Sine, Hércules Lafite, ao fazer a abertura das atividades, destacou a importância da capacitação do trabalhador para atender a competitividade do atual mercado.

Lafite parabenizou os participantes, afirmando que a qualificação do trabalhador é uma oportunidade para a inserção no mercado. “O Sine está aberto a todos os trabalhadores e atuamos fazendo a intermediação entre o trabalhador e o empregador. Esse é o primeiro módulo e mais dois já estão definidos. Até dezembro vamos oferecer novos cursos”, ressaltou.

O professor Sharles Aguiar esclareceu que todo profissional, obrigatoriamente, necessita ter conhecimento da oratória (arte de falar bem), que as pessoas não devem ter medo de errar e que todos precisam desse dom de falar em público.

De acordo com o professor, a oratória não é necessária apenas para os políticos e professores. A oratória precisa ser inserida para os profissionais em geral, que precisam ter uma comunicação melhor.

Uma atendente precisa da oratória, assim como um vendedor. O contato humano é muito importante. “A oratória não está somente na fala em si. Está na comunicação, nas mídias sociais. As pessoas precisam saber falar corretamente. Precisam evitar alguns erros. A oratória vem nesse sentido, na relação humana de um com o outro, nas negociações e em tudo o que acontece no mercado de trabalho. Por isso, a importância de todos terem habilidades na área da oratória e do falar em público”.
Durante o curso serão abordados temas como: histórico da oratória; comunicação (os elementos básicos); dicas importantes para o discurso de improviso; como se portar; dicas para falar em público.
O curso é interativo, com dinâmicas relacionadas à concentração, raciocínio e relação interpessoal. O material apresentado será entregue digitalizado e, ao final, os participantes receberão os seus certificados.
Os representantes da Faculdade Rebouças, Jeannine Nóbrega e Luiz Milani, também conversaram com os participantes do curso, incentivando-os a se capacitarem ainda mais. Na ocasião, foi apresentada a estrutura da Faculdade e dos cursos oferecidos.