Trabalhadores participaram nesta quinta-feira (5), no auditório do SINE Municipal, de mais um módulo do Projeto Social Komunidade Profissão da Indústria TESS, que é desenvolvido em parceria com o SINE.
Foram oferecidas 160 vagas aos trabalhadores acima de 18 anos e com o Ensino Médio completo. Os inscritos foram divididos em duas turmas, com aulas das 8h às 12h e das 14h às 17h.
“Perfil do Profissional do Futuro” o tema desse módulo do Projeto Social Komunidade Profissão, a economista e professora Larissa Macedo, da Faculdade Rebouças, a responsável pela capacitação, que é a resultante da parceria da TESS-SINE e SINE-Faculdade Rebouças. O projeto vai ser
O coordenador do SINE, Hércules Lafite, juntamente com a responsável pelo setor de Recursos Humanos da TESS-KENNER, Patrícia Passos, Luís Mayne e Larissa Macedo recepcionaram os participantes da capacitação.
Lafite em sua fala destacou a importância da capacitação para o trabalhador, do conhecimento de novas tecnologias exigidas pelo mercado de trabalho, e das novas competências que devem ser adquiridas.
Ele acrescentou que, “desde que estou na coordenação do SINE Municipal (2017), a nossa equipe tem procurado oferecer ao trabalhador campinense a oportunidade de participar de cursos, capacitações e reciclagens, com o principal objetivo de oferecer mão de obra preparada”.
Patrícia Passos, da TESS informou que a indústria está no mercado há 30 anos e 10 anos em Campina Grande e conta com 1.300 colaboradores. Ela esclarece que, “o Projeto Social Komunidade Profissão é desenvolvido na indústria capacitando a nossa mão de obra. No entanto sentimos a necessidade de expandir o projeto para outros trabalhadores e com a parceria do SINE aqui estamos, sempre com o objetivo de qualificar o trabalhador para sua volta ao mercado de trabalho”.
Luís Mayne da Faculdade Rebouças, destacou que está faltando mão de obra especializada, de trabalhadores que busquem informações e que mudem o discurso. “As pessoas devem ser positivas. Se vai procurar trabalho com o pensamento negativo, nem saia de casa, melhor é ficar deitado vendo o tempo passar”.
A professora e economista Larissa Macedo iniciou a capacitação fazendo um exercício interativo com os alunos, para eles expressarem o que seria o Perfil do Profissional do Futuro. Ela alertou para a importância da capacitação, da postura do trabalhador no mercado. A questão das novas tecnologias e como saber usá-las.
Foi exibido um vídeo a respeito de cidades do futuro na China, com todo o arsenal tecnológico e os participantes tiveram a oportunidade de falar a respeito. Alguns disseram que essa realidade estava muito longe.
Larissa exemplificou que a inovação tecnológica apresentada no vídeo está bem pertinho, com o projeto “Bom é na Feira”, que coloca Campina Grande como Cidade do Futuro.
Explicou ainda que a tecnologia vai tirar postos de trabalho, no entanto, outros serão criados. Novas formas de consumo já estão sendo implementadas, mas, a atualização do trabalhador é necessária.
Ao final da capacitação, os participantes receberam os seus certificados.