Na noite desta última quinta-feira, 19, numa realização da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através de uma parceria da Secretaria de Cultura e da Chefia de Gabinete, o Palácio Bispo recebeu espetáculos em homenagem aos 90 anos do ex-prefeito Evaldo Cavalcanti Cruz (1973/1977), conhecido por sua atuação no fortalecimento do segmento artístico-cultural campinense.

As homenagens foram iniciadas com uma apresentação da Filarmônica Epitácio Pessoa, com um repertório contemporâneo que marcou a vida do ex-prefeito.Posteriormente, o dramaturgo Flávio Guilherme, recitou o discurso de posse de Evaldo Cruz . Junto a isso, o Balé Cidade de Campina Grande reverenciou a história de Evaldo de Cruz através de um espetáculo de dança neoclássica.

O Prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima; a secretária de Cultura, Giseli Sampaio; o presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), Professor Wanderley de Brito, a presidente do Instituto Solidarium, Eneida Agra, além do filho do homenageado, Fábio Piquet, também fizeram uso da tribuna e enalteceram a história de Evaldo Cruz. Através de um vídeo projetado, o ex-secretário de Infraestrutura da gestão do ex-prefeito, Walter Pessoa, narrou ações da época, a exemplo da construção do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo) e demais projetos.


Estiveram presentes na ação o secretário de Saúde, Filipe Reul; o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto; o chefe de Gabinete, Gilbran Asfora; o secretário de Planejamento, Félix Araújo Neto; a vereadora Eva Gouveia, o presidente da Câmara de Vereadores de Campina Grande, Marinaldo Cardoso, e a primeira-dama Juliana Cunha Lima, além de familiares do ex-prefeito Evaldo Cavalcanti Cruz.
O “Prefeito da Cultura”
Natural de Campina Grande, filho de Severino Henriques da Cruz e Stellita Cavalcanti da Cruz, Evaldo nasceu em 21 de Agosto de 1931. Bacharel em Direito, trabalhou com o setor público financeiro e foi vereador de Campina Grande.Enquanto Prefeito seu mandato se estendeu de 1973 até 31 de janeiro de 1977 e ficou conhecido como o “Prefeito da Cultura” devido aos incentivos destinados ao setor.
O ex-prefeito apoiou a criação do Festival de Inverno de Campina Grande, que em 2021 chega à sua 46ª edição, que se trata do primeiro do nordeste, e o terceiro mais antigo do país . Em sua gestão também foi construído o Parque Evaldo Cruz – Açude Novo, que em sua área também abriga o prédio do antigo Museu de Artes Assis Chateaubriand (MAAC), onde atualmente funciona a sede Secretaria de Cultura.
Codecom