O sentimento de dever cumprido foi o que definiu a ação itinerante da Trupe Junina Dançarinos de Aluguel, na última noite d’O Maior São João do Mundo edição 2022. Os arte-educadores do Centro Cultural Lourdes Ramalho passaram pelas ilhas de forró, Palco Biliu de Campina e Pirâmide sendo acolhidos pelo público, que participou ativamente da brincadeira.





O grupo de dançarinos, caracterizados com trajes tipicamente juninos, distribuiu fichas, neste domingo (10), aos interessados em aprender os passos que desenham nossa cultura popular da melhor forma possível: na prática. Dezenas de turistas e campinenses participaram, seja reproduzindo o xaxado, o baião, o xote, o forró, ou aplaudindo e prestigiando de perto a ação.
Amanda Queiroz, uma das visitantes do Parque do Povo na noite, dispensou a timidez para treinar uns passos de xote. “Achei muito divertido e inusitado aprender passos de xote com uma trupe itinerante. No começo fiquei meio tímida, mas logo peguei o jeito e sai dançando”, disse a forrozeira.
Os “Dançarinos de Aluguel” foram incentivados pela Prefeitura de Campina Grande, através de um projeto da Secretaria de Cultura (Secult). A secretária, Giseli Sampaio, explicou que a última noite foi a data escolhida para deixar saudade e preparar as pessoas para a edição de 2023 d’O Maior São João do Mundo.
“A receptividade foi enorme e o sentido foi de apresentar brincantes da cultura popular, brinca-se a cultura popular. Não é no sentido da dança, e sim do folguedo. A cultura junina é isso: brincar e festejar. Por isso, a trupe itinerante fez exatamente esse trabalho, para salvaguardar essa brincadeira e divertir as pessoas. Uma coisa é certa: atingimos o objetivo, porque ficou o desejo de chegar logo em 2023 e praticar tudo que eles aprenderam”, finalizou.