No próximo sábado, 19 de maio, completa um ano da inauguração das duas Unidades Básicas de Saúde do Conjunto Raimundo Suassuna, em Campina Grande. As duas unidades são responsáveis pelo atendimento e acompanhamento em saúde de uma população de 8.354 pessoas.
Somente neste ano de 2018, as duas UBS juntas já realizaram mais de 1 mil atendimentos. As UBS cobrem o Conjunto Raimundo Suassuna, o Loteamento Acácio Figueiredo, parte do Portal Sudoeste e parte do bairro Três Irmãs. As unidades têm equipes com médico, enfermeiro e técnico em enfermagem.
As unidades funcionam há um ano, embora o conjunto exista desde 2015. De acordo com Miguel Dantas, Diretor de Vigilância em Saúde, as UBS foram construídas pela Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP) e precisaram passar por várias adaptações e reformas para serem inauguradas.
“Aqui o atendimento é excelente, bom demais, a equipe atende muito bem. Falta apenas ativar a farmácia do local”, disse a moradora Suênia Maria dos Santos. A Diretora de Atenção à Saúde, Edna Guedes, explicou que a ampliação dos serviços será gradativa nas unidades. “Os Agentes Comunitários de Saúde devem ser contratados em breve para atender a região e serviços como as farmácias e os consultórios de saúde bucal também estão sendo providenciados”, explicou.
A comunidade abraçou as unidades de forma que cartazes foram colocados nos prédios lembrando a todos da necessidade de zelar pelos bens públicos e os próprios moradores cultivam hortas orgânicas comunitárias nas duas UBS que são usadas para preparar as refeições dos funcionários e dos usuários de prédios como as próprias unidades e escolas da localidade.
Além das UBS, a Creche Municipal Walnyza Cunha Lima também está complentando dois anos de fundação no conjunto. Para comemorar a data, serão oferecidos gratuitamente serviços de saúde, beleza e apoio jurídico à comunidade na próxima sexta-feira, 18, das 8h às 12h na própria creche.
Fonte: Codecom