A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica) bateu recorde de atendimentos em um único dia. Na última segunda-feira, 11, em um período de 24 horas, foram atendidos 464 pacientes, o maior número já registrado desde a inauguração da Unidade, em 2017.
A maioria dos casos foi de atendimentos clínicos, com síndromes respiratórias e suspeitas de arboviroses. Todos os pacientes foram atendidos, avaliados, medicados, examinados e liberados. Apenas uma pequena margem precisou de internação.
O atendimento a este grande número de pessoas foi possível graças ao projeto LEAN, implantado no ano passado na UPA. O projeto utiliza o sistema Fast Track para acelerar as etapas de permanência do paciente na unidade. Os pacientes passam pela triagem e consulta em um local e seguem para medicação e exames, em outro. O médico vai até este segundo espaço avaliar o paciente, evitando que o mesmo necessite retornar ao estágio anterior depois dos exames e da medicação. Com isso, o médico dá alta ou prescreve internação e o processo de espera é reduzido em até 70%.
A UPA do Dinamérica foi inaugurada em 2017 e já passa por reforma para expansão. O espaço também recebeu o serviço de Telemedicina para possibilitar atender casos leves por meio de tele atendimento, o que também acelera o tempo de espera dos pacientes, cujos casos são classificados, na triagem, como verde ou azul.
“Mesmo com esse número grandioso de pacientes atendidos, ainda recebemos elogios por todos eles, graças à qualidade da assistência que estamos implantando”, disse o diretor administrativo, Júlio Lopes.
Codecom