V Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande é aberta com mesa dialógica

Programação segue até a próxima quinta-feira

Foi aberta na manhã desta terça-feira, 16 de agosto, a V Semana Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Campina Grande. O evento é realizado pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult).

Neste primeiro dia de programação foi realizada a apresentação cultural “Memórias de dona Zezé”. Também foi realizada uma mesa dialógica, com pesquisadores, sobre propostas de intervenção arquitetônica nas edificações históricas de valor social e cultural.

Na sequência, foi ministrada a palestra intitulada “História local e Patrimônio Cultural: Alicerces na Construção da Cidadania”, da Professora Doutora Keila Queiroz, representando a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A diretora técnico-pedagógica da Seduc, Vera Passos, citou a iniciativa como sendo um estímulo aos processos educacionais reforçados pela Rede.

“É uma honra para nós sediar este momento e trabalhar uma temática de extrema importância. Sobretudo, porque aborda um eixo temático fundamental, que é a diversidade cultural, amplamente trabalhada este semestre na nossa Rede. Em suma, é uma ação alinhada ao nosso currículo local”, pontuou Vera.

Giovanna Aquino, coordenadora de Educação Patrimonial, pontuou a importância da iniciativa e da abordagem a respeito da valorização do patrimônio histórico da cidade.

“O objetivo da iniciativa é trabalhar a história local na construção da cidadania. Este é um evento que já está consolidado para aqueles que salvaguardam o patrimônio histórico de Campina Grande. Uma ação que gera grande impacto para a Educação”, disse Giovanna.

A programação da tarde contou com visita guiada à exposição “Os afetos da Rainha”, de curadoria do gerente dos Museus e Bibliotecas do Município de Campina Grande, Angelo Rafael Bezerra de Farias.

Presenças confirmadas

Estiveram presentes na ocasião, a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Campina Grande do Estado da Paraíba (IPHAEP), Terezinha Figueiredo; a presidente de honra do Instituto Histórico de Campina Grande, Ida Steinmuller e o diretor dos Museus de Campina Grande,  Angelo Rafael.

Codecom

Compartilhar