Campina Grande recebeu nesta sexta-feira (5) a 6ª edição do encontro anual de cidades criativas da Unesco. O ‘VI ECriativa – Reunião Anual da Rede Brasileira das Cidades Criativas’, aconteceu na sede do Sebrae. A reunião aconteceu como parte dos compromissos de Campina Grande junto à Unesco Creative Cities Network – UCCN.
O objetivo do encontro foi promover a troca de experiências, ideias e boas práticas, notadamente com maior foco nos negócios de impacto da Economia Criativa entre as 14 cidades criativas reconhecidas pela Unesco, que são: Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Santos, Rio de Janeiro, Penedo, Paraty, Salvador, Recife, João Pessoa e Campina Grande.
A secretária Tâmela Fama, de Desenvolvimento Econômico – que esteve no encontro recepcionando a todos e representando o prefeito Bruno Cunha Lima, fez uma avaliação positiva do encontro, relatando que “com certeza todos saíram mais enriquecidos de ideias para a área criativa de cada uma das cidades que estiveram aqui representadas”.
No encontro, estiveram também representantes de outras cidades. Como no caso de Ricardo Bertolucci Reginato, secretário de Cultura e Turismo de Gramado.
“Para nós é muito importante essa troca, entender o que os outros municípios fazem na área criativa. É sensacional. Vim aqui pleitear o ingresso na rede mundial da Unesco e eu vi, a partir das experiências de outras cidades que já compõe essa rede, que esse é um momento muito valoroso. É, também, um momento de aprendizado e de experiência para que a gente entenda quais as necessidades para assumirmos esse compromisso de valorizar a criatividade como fundamental para o desenvolvimento econômico”, disse.
“Campina Grande é uma cidade realmente incrível. Eu tive o prazer de conhecer um pouquinho mais e isso me deixou ainda mais inspirado. O Maior São João do Mundo fica aqui em Campina Grande e será um prazer conhecer”, emendou.
Já a responsável pelo programa “João Pessoa Cidade Criativa” da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, Mariane Góes, falou sobre a satisfação pelo encontro e a importância de Campina Grande no grupo.
“Estou muito feliz em estar em Campina Grande, cidade coirmã. João Pessoa e Campina têm uma parceria desde o início. João Pessoa entrou na rede em 2017 e teve a oportunidade, junto com outros atores desse processo, de trabalhar nessa candidatura da cidade. E hoje estamos muito felizes em ter Campina Grande conosco na rede e também por sediar o encontro das cidades criativas. Esse é um momento muito importante porque todas as cidades podem mostrar todas as suas possibilidades criativas”, disse.
Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa da cidade de Penedo, Alagoas, confessou já ter visitado a Rainha da Borborema outras vezes e contou estar impressionado com o quanto a cidade cresceu.
“É uma alegria estar em Campina Grande, cidade do Maior São João do Mundo. Estou impressionado com a cidade, pois ela cresceu e se desenvolveu muito. E, claro, a cidade da economia criativa, das artes midiáticas e outras áreas também previstas na rede da Unesco. Penedo fica muito feliz em estar aqui, pois esse é um momento de troca de experiências, de compartilhamento de projetos. É importante ouvir, aprender e também ensinar com as ideias e projetos que estão sendo desenvolvidos em cada uma das cidades”, afirmou.
Maylla Pita, diretora de cultura de Salvador, também elogiou o encontro e as trocas entre as cidades.
“Muito singular a forma como a cultura se impõem em Campina Grande e a forma em como a gente se identifica enquanto Nordeste. A importância de estar aqui é justamente estreitar esses laços e começar a pensar de forma prática ações colaborativas entre todas as cidades que fazem parte da rede”, disse.
Codecom