O município de Campina Grande, através da Secretaria de Saúde, está realizando esta semana uma capacitação sobre o manuseio do novo larvicida biológico para controle das larvas do transmissor da dengue, chikungunya e Zika, o Aedes aegypti. O Espinosade é o novo material distribuído aos municípios pelo Ministério da Saúde, que promove mais eficiência no combate ao mosquito.

O Espinosade é formulado em pastilhas de 1,35g com duas camadas, sendo uma camada efervescente para ação imediata e outra de liberação lenta para ação residual. A gerente da Vigilância Ambiental, Rossandra Oliveira, explicou o efeito provocado pelo novo larvicida.

“São moléculas com ação inseticida extraídas a partir de uma bactéria de solo pelo processo de fermentação. O biolarvicida representa pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água, representa mais segurança para a saúde dos agentes e tem menor impacto ambiental”, explicou.
Ela destacou ainda que o município de Campina Grande vem desenvolvendo trabalhos setorizados, com acompanhamento dos índices de infestação do mosquito e aplicação de larvicidas, além de visitas domiciliares para orientação dos moradores, peixamento e orientações nas Unidades Básicas de Saúde.
Na capacitação, os agentes de combate às endemias tiveram palestra sobre a valorização do trabalho desenvolvido pelos servidores pelo Graduando em Psicologia pela UFCG Luiz Carlos Costa Silveira.
Codecom