Em busca de parcerias para melhorar a qualidade de vida da população de Campina Grande, especialmente da zona rural, o prefeito Bruno Cunha Lima conheceu, na manhã desta sexta-feira, 24, as atividades, equipamentos e projetos para viabilizar soluções voltadas à oferta de água em regiões áridas e que são desenvolvidos pelo Laboratório de Referência em Dessalinização da Universidade Federal de Campina Grande (LABDES/UFCG).
O encontro consolida a política de parceria da Prefeitura com a UFCG, por meio do Laboratório de Referência em Dessalinização, que desenvolve pesquisas e alternativas diante da previsão de escassez hídrica para a região, além de projetos como o destinado à purificação, limpeza e recuperação das águas do Açude Velho, o mais importante cartão postal de Campina Grande.
“Temos procurado construir parcerias com as universidades para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A meta é beneficiar, com projetos de dessalinização, especialmente quem reside na zona rural e não conta com abastecimento regular d’água, como também queremos encontrar soluções para a limpeza das águas do nosso tradicional Açude Velho, o qual será alvo de importantes projetos urbanísticos e turísticos”, explicou o prefeito.
O prefeito lembrou que a administração, independente das futuras parcerias, já tem executado muitas outras ações, a exemplo da barragem da comunidade Açude de Dentro, já em construção; e o açude do Covão, em fase de planejamento.
O coordenador do LABDES, professor Kepler Borges França, pontuou os diversos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo laboratório, especialmente envolvendo água (processos de dessalinização, reuso e monitoramento de qualidade), energias renováveis, automação e materiais cerâmicos (membranas cerâmicas). Ele agradeceu ao prefeito Bruno Cunha Lima a disponibilidade em conhecer o laboratório e a pretensão de firmar parcerias com o LABDES.
Durante a visita, o professor Kepler fez ampla exposição à equipe do prefeito, acerca do projeto de purificação das águas do Açude Velho, demonstrando a viabilidade técnica e científica deste tipo de iniciativa.
A comitiva do prefeito foi formada pelos secretários Gilney Porto (Saúde), Gilbran Asfora (Chefia de Gabinete), Renato Gadelha (Agricultura) e Geraldo Nobre (Serviços Urbanos e Meio Ambiente). Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o vice-reitor da UFCG, Mário Eduardo; tenente-coronel Bianki Dantas (sub-comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado) e a prefeita da UFCG, Renata Almeida, além de professores, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades científicas.
Codecom