O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, estará nesta terça-feira, 10, em Brasília para a assinatura do Termo de Cessão da linha férrea, no trecho urbano de Campina Grande, objetivando a implantação na cidade do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), também conhecido como “Metrô de Superfície”. O projeto foi elaborado pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e cadastrado pela Prefeitura, sendo selecionado pelo Ministério das Cidades, após articulação do vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo.
Embora não tenha prometido a implantação do VLT em 2021, ano em que assumiu a Prefeitura, Bruno Cunha Lima ressaltou o compromisso com a reestruturação do transporte coletivo da cidade, incluindo a análise de alternativas como o VLT, ao lado do sistema rodoviário de ônibus. Segundo o prefeito, não seria possível avançar com o projeto do VLT sem a cessão da linha férrea, o que torna a assinatura do termo um marco importante.
“Desde 2021, estamos trabalhando no levantamento e na análise de viabilidade do projeto, com estudos de reformulação do transporte coletivo para que os sistemas ferroviário e rodoviário possam atuar de forma complementar e não concorrente”, explicou Bruno. Ele destacou que a atual gestão tem se dedicado a tornar o projeto realidade, com a primeira grande conquista sendo a assinatura da cessão da linha férrea.
O prefeito também relembrou que, em 2022, esteve em Brasília para tratar do projeto diretamente com os Ministérios da Infraestrutura e das Cidades, além da Secretaria Nacional de Mobilidade. A secretária Sandra Holanda, que na época esteve em Campina Grande, reconheceu publicamente o empenho da gestão municipal na concretização do VLT.
Bruno Cunha Lima ressaltou ainda o esforço da equipe da STTP, liderada pelo superintendente Vitor Ribeiro, que em 2023 se dedicou intensamente ao envio do projeto básico no PAC Cidades, o que garantiu a seleção de Campina Grande para o financiamento do projeto executivo do VLT.
“Este é um esforço coletivo, que envolve muitas pessoas e parcerias, como a do senador Veneziano Vital do Rêgo, que tem sido fundamental no encaminhamento dos projetos da cidade junto aos ministros e outras autoridades federais. A devolução da linha férrea pela Transnordestina ao DNIT foi um passo decisivo para viabilizar a cessão ao governo municipal”, afirmou o prefeito.
A assinatura do termo é um marco na evolução do projeto de mobilidade urbana em Campina Grande, que, segundo a gestão municipal, representará um avanço significativo para a cidade, tanto na melhoria do transporte coletivo quanto na qualidade de vida dos campinenses.
Codecom