Juliana Figueiredo Cunha Lima destaca atuação dos voluntários do programa com prefeita Raquel Lyra, de Caruaru, e outros gestores
A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, participou, na tarde desta quinta-feira, 29, de uma reunião remota com representantes das cidades de três estados onde o programa Transforma Brasil está atuando. Juliana falou sobre a experiência positiva do programa, em Campina Grande, e das perspectivas de ampliação do trabalho das equipes de voluntários, nos próximos meses.

O encontro, promovido com o objetivo de contar o case de sucesso do programa na cidade de Caruaru, reuniu ainda representantes dos municípios de Goiânia (PE); Mogi das Cruzes e Campinas (SP); e Teresina (PI). Campina Grande foi a primeira cidade da Paraíba a aderir ao Transforma Brasil, graças ao empenho pessoal de Juliana e do prefeito Bruno Cunha Lima.
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, participou da reunião, falando sobre a experiência positiva do programa no município, um dos primeiros, no Brasil, a aderir ao Transforma. Em Campina Grande, o programa está ativo desde maio. Os voluntários do programa estão atuando no apoio às equipes de vacinação contra covid e, mais recentemente, se engajaram à campanha Dose de Esperança, promovida pela Prefeitura, com o objetivo de arrecadar agasalhos, cobertores e alimentos para famílias carentes e pessoas em situação de rua.
Durante a reunião, a primeira-dama destacou que, tão logo o Transforma Campina se consolide, as ações de voluntariado serão expandidas para outros setores. “Possivelmente teremos uma ação durante o Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. Estamos nos organizando para montar as estratégias de ação”, disse Juliana.
O Movimento Transforma Brasil é uma plataforma nacional de voluntariado, que tem como objetivo promover e estimular o trabalho voluntário e o engajamento cívico, no Brasil. Nesse período de pandemia, a plataforma lançou o projeto “Tamo Junto na Vacinação”, por meio do qual a Prefeitura de Campina Grande firmou parceria para trazer o projeto para o Município. O projeto convoca e capacita voluntários civis, não técnicos, para dar suporte às equipes municipais de saúde.
Codecom