A programação da XV Semana do Bebê foi encerrada oficialmente na manhã desta sexta-feira (28), com um encontro intergeracional realizado no Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), em Campina Grande. A atividade reuniu idosos atendidos pelo serviço e crianças acompanhadas pelas Casas da Esperança 3 e 4, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A programação teve início com a declamação do poema “Amor ao Idoso”, apresentado por Valdenice de Melo, participante do CMCI. Em seguida, o momento “Elo entre as Gerações” promoveu a interação entre idosos e crianças por meio de atividades de pintura, brincadeiras e troca de experiências.
Creuza Menezes, de 79 anos, frequenta o CMCI há 24 anos. Avó de oito netos e bisavó de sete bisnetos, ela participou das atividades e destacou a importância da convivência entre diferentes gerações.
“Eu amei interagir com as crianças, fiquei muito feliz. Infelizmente, eu só fico junto com meus netos e bisnetos no domingo à noite, quando meus filhos podem levar. Mas gostaria que esse contato fosse diário, pois, para nós, é muito importante e gratificante essa interação com eles”, relatou.
A programação contou ainda com apresentação de dança do ventre pelo grupo do CMCI e atividades recreativas conduzidas por educadoras sociais do programa Criança Feliz, que desenvolve ações voltadas à primeira infância, atendendo crianças de 0 a 6 anos.
A coordenadora de Atenção à Saúde da Criança, Adolescente e Jovem da Secretaria Municipal de Saúde e madrinha da XV Semana do Bebê, Geuma Marques, destacou a importância da convivência entre idosos e crianças.
“Precisamos entender a importância desse encontro intergeracional, no sentido de evitar o isolamento dos idosos em casa, o preconceito pelo fato de estarmos envelhecendo e também compreender o valor de cada uma dessas crianças aqui presentes”, afirmou.
Para a secretária executiva de Educação e articuladora do Selo UNICEF no município, Socorro Siqueira, a atividade representa uma oportunidade de aproximar diferentes gerações e fortalecer vínculos.
“Essa edição é especial por unir gerações. Quem não lembra do bolinho de fubá, de uma orelha de pau, de uma história contada pelos avós ou pela mãe? Situações que criam vínculos importantes e são levadas para a vida adulta”, afirmou.
A diretora de Proteção Social Básica da Semas, Kyssia Almeida, também destacou o caráter intersetorial da programação.
“Estamos vivenciando um encontro de gerações, com diversas atividades. De fato, uma manhã muito especial e que encerra a XV Semana do Bebê”, disse.
A gerente da Pessoa Idosa, Rosemary Torres, ressaltou a importância da participação dos idosos em atividades que promovam a convivência familiar e comunitária.
“Muito importante para nós, enquanto pessoas idosas, fazermos parte desse contexto dentro da política de assistência social, onde a matriz é a família. Esse elo entre gerações é muito importante, porque fortalece as gerações mais jovens, mas principalmente empodera as pessoas idosas”, afirmou.
Segundo a mobilizadora do Selo UNICEF e gerente da Criança e do Adolescente, Kamilla Cirne, a atividade também integrou ações relacionadas ao Agosto Verde e ao Agosto Dourado.
“Celebramos, como parte da Semana do Bebê, ações alusivas ao Agosto Verde, voltado à Primeira Infância, e ao Agosto Dourado, voltado à amamentação. Estamos encerrando de forma positiva, onde as crianças das Casas puderam usufruir desses momentos marcantes junto com os idosos do CMCI”, concluiu.
Codecom





