A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), encerrou neste domingo, 27, o circuito de lives dentro da programação d’O Maior São João do Mundo, denominado “Zabumba Lá”. O circuito contou com quatro lives, realizadas nos dias 20, 21, 22 e 27 deste mês.
O “Zabumba Lá” nasceu dentro de um contexto artístico-documental que, além de todo o aspecto cultural, levou para os campinenses a história e o legado de pessoas que, até os dias atuais, são primordiais para a cidade Rainha da Borborema.
A live de abertura rememorou a história do ator, humorista e radialista Zé Bezerra. Ele foi um dos fundadores da antiga Rádio Borborema, hoje Rádio Clube. Fez muito sucesso com o programa “Bom dia Nordeste”. Familiares e amigos enviaram depoimentos contando um pouco de sua carreira. A live teve a participação do cantor Diomedes Filho, dos emboladores Condor e Beija-flor, do sanfoneiro Roninho do Acordeon e de bailarinos. Foi apresentada por Virgulima de Campina e Alberto Schelyton.
Na segunda live foi narrada a história de Zé Lagoa, personagem de Rosil Cavalcanti. Pernambucano, da cidade Macaparana, trabalhou nas rádios Cariri, Borborema e Caturité. Como animador de programas de auditório criou o personagem de Zé Lagoa, que tinha uma veia cômica. A edição teve a participação do Trio Forró Filé, Cantoria de Embolada de Coco Will e Caboclo, Os Três de Campina e o Grupo de Cultura Popular Ariús. A live foi apresentada por Múcio Brandão e Bruno Marques.
Já no dia 22 foi a vez de conhecer a história de Seu Vavá, o grande Genival Lacerda. Em 1975 ganhou destaque nacional com a música “Severina Xique-xique”, e o verso “Ele tá de olho é na butique dela” se tornou o mais conhecido do cantor. A penúltima live contou com a participação do Forró D2, Cantoria de Viola Beto Cipriano e Jorge, Triozinho e Forró do Peneirado e a participação especial de João Lacerda, filho do cantor. Foi apresentada por Ilma Rodrigues e Bruno Marques.
A live de encerramento relembrou a trajetória de Joacir de Oliveira, do “Forró do Cabeção”. O radialista foi locutor da Rádio Borborema, Rádio Caturité e Cariri. Além disso trabalhou na TV Borborema e em algumas emissoras na cidade de Caruaru. Além dos depoimentos de familiares e amigos, contou com a participação artística do Trio Meteoro, Cantoria de Viola com Gabriel Alves e Generino e o trio Forró Campina, além das participações especiais de Augusto de Arruda, Erika Marques, Edra Veras, Roninho do Acordeon e Cris. A apresentação também ficou por conta de Ilma Rodrigues e Bruno Marques.
O Circuito de Lives tem como parceiros a Medow Entretenimento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Teatro Municipal Severino Cabral, AD Studio, a FPS Internet Fibra Óptica, Affins Produções, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Loterias Caixa, Sebrae Paraíba e a Furne.
Todas as lives foram transmitidas pelo Canal no YouTube da Prefeitura de Campina Grande (diretamente do Teatro Municipal Severino Cabral) e foram realizadas dentro de todos os protocolos de segurança estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de prevenção contra a covid-19. Entre as normas de segurança foi disponibilizado álcool em gel e a garantia de distanciamento físico.
Codecom