A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), iniciou neste domingo, 20, o circuito de lives denominado Zabumba Lá, realizado dentro da programação d’O Maior São João do Mundo.

A live de abertura (no domingo) contou a história do ator, humorista e radialista Zé Bezerra. E nesta segunda-feira, 21, será apresentada a história de Zé Lagoa. A transmissão será pelo canal da Prefeitura, no Youtube, e poderá ser acompanhada acessando o link https://www.youtube.com/user/pmcgoficial.
O circuito de lives terá quatro apresentações que vão rememorar as histórias de Zé Bezerra, Zé Lagoa, Seu Vavá e Joacir Oliveira, personalidades de Campina Grande que dão nomes às quatro palhoças de forró instaladas no Parque do Povo, local onde se concentram os festejos do Maior São João do Mundo.
Quem foi Zé Lagoa?
Zé Lagoa, personagem criado por Rosil Cavalcanti, levou grandes plateias ao auditório da antiga Rádio Borborema. Rosil foi um defensor da cultura da região e se sobressaiu como um dos mais inteligentes compositores de sua época. Era pernambucano, da cidade de Macaparana, trabalhou nas rádios Cariri, Borborema e Caturité. É considerado um dos maiores nomes da radiodifusão campinense.
Como animador de programas de auditório criou o personagem Zé Lagoa, que tinha uma veia cômica. Foi autor de mais de uma centena de composições e firmou parcerias com Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.
Iniciou sua carreira em 1943, quando chegou a Campina Grande e sua parceria com Jackson, denominada “Café com Leite”, fez grande sucesso nos programas de auditório nas Rádios Borborema e Tabajara.
Entre suas composições de sucesso podemos citar “Na Base da Chinela” e “Sebastiana”, esta última foi gravada por nomes como Genival Lacerda e Biliu de Campina. Foi na época do “Forró de Zé Lagoa” que Rosil mais compôs e tornou seu nome um dos mais brilhantes dos repertórios nordestinos. Rosil faleceu em 10 de julho de 1968, em Campina Grande, cidade que escolheu para viver.
Circuito de Lives
O Circuito de Lives tem como parceiros a Medow Entretenimento, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Teatro Municipal Severino Cabral, AD Studio, FPS Internet Fibra Óptica, Affins Produções, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), F5 Comunicação e Furne.
Nesta segunda-feira, 21, a live terá a participação do Trio Forró Filé, Cantoria de Embolada de Coco Will e Caboclo, Os Três de Campina e o Grupo de Cultura Popular Ariús. As apresentações artísticas fazem parte do calendário de contrapartidas dos contemplados da Lei Aldir Blanc. A live desta noite será apresentada por Bruno Marques e Múcio Brandão.
As quatro lives serão realizadas no Teatro Municipal Severino Cabral nos dias 20, 21, 22 e 27 de junho, às 19h, seguindo todos os protocolos de segurança estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de prevenção contra à covid-19. Entre as normas de segurança estão a disponibilização do álcool em gel e a garantia de distanciamento físico.
Codecom