A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), levará ao palco do Teatro Municipal Severino Cabral os apresentadores do Parque do Povo que contribuíram para a grandiosidade desta festa, além de homenagens aos artistas Capilé, “Clã Calixto”, Amazan e Elba Ramalho, que terão suas histórias de devoção à cultura narradas e cantadas. Além de toda a riqueza conteudística, o Zabumba Lá também contará com uma programação diversificada, que incluirá shows de artistas locais e nacionais, apresentações de quadrilhas juninas e grupos folclóricos.
A ideia é oferecer ao público uma experiência única, que valorize a cultura nordestina e homenageie a tradição do São João de Campina Grande, não apenas com espetáculos oferecidos ao grande público, mas, principalmente, com um vasto conteúdo histórico onde será possível entender comoa trajetória desses artistas com ligação direta à história dos tradicionais festejos juninos da cidade Rainha da Borborema.
No dia 11 de maio, quadrilhas juninas e grupos folclóricos subirão ao palco do Municipal em homenagem aos 40 anos do São João de Campina Grande, nesta abertura da terceira edição, o cantor Capilé será reverenciado por todo seu trabalho que o tornou um grande ícone da música nordestina, conhecido por suas músicas animadas e contagiantes, um estilo único e autêntico, que expressa bem a cultura e a força da cultura nordestina. Capilé é um artista genuinamente campinense, presente em todas as edições do Maior São João do Mundo.
No segundo programa da edição, em 18 de maio, o “Clã Calixto” terá sua trajetória enaltecida através da atuação dos artistas Zé Calixto e Bastinho Calixto (in memorian); além de João Calixto e Luizinho Calixto. A família Calixto é conhecida pela vasta atuação em prol do fortalecimento e popularização do forró. Luizinho Calixto carrega em sua essência o dom musical herdado de uma família de instrumentistas da Sanfona de 8 Baixos. Caçula de quatro irmãos, iniciou as suas atividades como “tocador de fole” com apenas 10 anos de idade e, desde então, marcou gerações que cantam e dançam ao som do autêntico forró.
No penúltimo programa, dia 25 de maio, o cantor e sanfoneiro Amazan será o grande homenageado. Com uma técnica impecável e um repertório variado, Amazan é um cantor e acordeonista forrozeiro da cidade de Monteiro, na Paraíba, que desde a década de 1970 vem conquistando fãs dentro e fora do nordeste com a sua musicalidade repleta de identidade e enaltecimento à cultura popular.
Encerrando a edição deste ano, no dia 31 de maio o palco do Severino Cabral contará a história da cantora Elba Ramalho, onde artistas convidados cantarão grandes clássicos da artista, que em 2019 comemorou 40 anos de carreira com um show no Parque do Povo. Elba é uma das principais referências da música nordestina desde a década de 1970, quando começou a carreira artística e ficou conhecida por interpretar canções que retratam a cultura popular nordestina. Elba é reconhecida não apenas pela sua voz e interpretação, mas também pelas suas apresentações animadas e cativantes.
Em todos os programas, o Zabumba Lá também celebrará a trajetória dos apresentadores do Parque do Povo, a exemplo de Massilon Gonzaga, Evilásio Junqueira, Abílio José e Cleber Oliveira. A edição deste ano deve superar todas as expectativas e se consolidar como um dos eventos mais esperados dentro do calendário do pré-junino da cidade. Para quem vive em Campina Grande, a comemoração dos 40 anos do São João é motivo de muita alegria e orgulho pela tradição de sua cidade, e o Zabumba Lá tem o intuito de corroborar esse sentimento de pertencimento à história e cultura da cidade.
Reafirmando o palco do Teatro Municipal como mais um dos grandes polos culturais d’O Maior São João do Mundo, esta edição acontece com a parceria cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult), bem como da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne), a transmissão da TV Nordestina e o apoio cultural da Cativa. Por todo seu material histórico-cultural, o Zabumba Lá também acontece dentro da programação do 18º Folkcom.
Codecom