A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e o CadÚnico, vêm por meio desta informar e ao mesmo tempo esclarecer a população, sobre os cuidados e critérios adotados pela Unidade, no sentido de tentar garantir atendimento de qualidade e agilidade em relação ao Cadastro Único.
De plano, esclarecemos que QUEM JÁ ERA BENEFICIÁRIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NÃO PRECISA FAZER RECADASTRAMENTO OU UM NOVO CADASTRAMENTO, POIS MIGRARÁ AUTOMATICAMENTE PARA O AUXÍLIO BRASIL. Portanto, não precisa sair de casa e se dirigir até à Unidade.
Na manhã desta quarta-feira, 10, foi verificado um princípio de tumulto por parte de alguns usuários que aguardavam na fila na sede do CadÚnico, o que foi devidamente contornado pelas equipes que atuam no serviço.
Importante lembrar que, desde esta terça-feira, 09, a distribuição de fichas, foi ampliada de 150 para 200 fichas/dia, as quais são distribuídas assim que inicia o expediente, às 07h30 da manhã com atendimento que vai até às 17h30 sem fechar para horário de almoço. Muitas pessoas, de forma desnecessária, estão pernoitando no local para garantir os primeiros lugares na fila, o que não é recomendável.
Informações, que estão sendo devidamente apuradas, dão conta de que algumas pessoas estariam utilizando crianças (de colo), para garantir atendimento rápido, ou mesmo levando crianças com algum tipo de transtorno, como forma de tentar garantir “atendimento preferencial”.
A coordenação do CadÚnico lembra que não utiliza esse tipo de critério, pelo contrário, solicita terminantemente que não levem para a fila, crianças ou mesmo idosos, já que estamos em plena pandemia e devemos evitar aglomerações. Sendo assim, orienta-se que apenas compareça a Unidade uma pessoa por família (Representante Familiar).
Por outro lado, em virtude da grande demanda em todo o Brasil em relação ao cadastro do novo programa, o sistema ligado ao Ministério da Cidadania vem apresentando instabilidade, o que pedimos a compreensão por parte dos usuários do serviço.
O cadastramento também foi disponibilizado na ação “Campina bem Cuidada”, que está sendo realizada pela Prefeitura, até a próxima sexta, 12, na Vila Cabral de Santa Terezinha, como forma de descentralizar a demanda.
Enquanto é realizado o cadastro, a Semas, na pessoa do secretário Valker Neves, deve viabilizar algumas providências nos próximos dias, no sentido de evitar possíveis transtornos e otimizar o atendimento à população.