O ano de 2023 foi marcado por uma série de ações inovadoras no âmbito da educação municipal de Campina Grande. Ao longo do ano, as escolas e creches municipais receberam importantes programas e projetos voltados à tecnologia, como a implantação dos laboratórios móveis em todas as unidades educacionais, além da aquisição dos kits de robótica para estudantes da pré-escola e dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. O ano também teve como ação marcante a ampliação do ensino integral de 1 para 11 escolas nas zonas urbana e rural.
Além da implantação de programas e projetos, a Prefeitura de Campina Grande também deu andamento e iniciou novas obras na Rede Municipal totalizando 23 obras em andamento. São reformas e novas construções de escolas e creches em vários bairros, que vão permitir a ampliação no número de matrículas em toda a rede de ensino. Além disso, também estão sendo construídas as chamadas Digitecas, são quatro bibliotecas setoriais instaladas em quatro áreas de Campina Grande.
Campina Educa 365 dias
Este ano, o programa Campina Educa 365 dias permitiu a abertura das escolas no mês de janeiro para aulas de reforço. A ação permitiu também a garantia da segurança alimentar dos estudantes, pois a merenda também foi garantida nesse período.
Kits escolares
Desde 2021 o prefeito vem entregando kits com material escolar completo. Esse ano, também foi incrementado a mochila, o estojo e o tênis. Um passo importante para os estudantes e para as famílias.
Olhar Campina
Em 2023, o programa Olhar Campina, que tem como objetivo diagnosticar estudantes com problemas de visão e garantir os óculos gratuitamente, entregou óculos para mais de 740 estudantes das escolas municipais. O programa também realizou mais de 2,4 mil atendimentos oftalmológicos.
Escuta Campina
Este ano, foi lançado o programa Escuta Campina, uma ação de diagnóstico e entrega de aparelhos auditivos para estudantes da rede municipal. O programa tem como parceira a Secretaria de Saúde de Campina Grande, em cooperação técnica com a Clínica Otorrinos Santa Clara.
Laboratórios de informática
Outro ponto de fundamental importância foi a implantação de laboratórios de informática em todas as escolas municipais de Campina Grande. Antes eram 5 laboratórios na rede e, hoje, são mais de 130. Os laboratórios são móveis para serem levados às salas de cada estudante. As escolas também receberam conexão de internet de qualidade para permitir o uso dos equipamentos.
Kits de robótica
Para os estudantes do pré-1 e pré-2 e dos 1ª e 2ª anos do ensino fundamental foram entregues kits de robótica com noções iniciais de programação. O objetivo de usar o material em sala de aula foi para que fossem exploradas as potencialidades dos estudantes frutos de uma geração nativa na tecnologia.
Smart TV’s
Todas as escolas e creches de Campina Grande receberam Smart TV’s de 50 polegadas para que as aulas se tornassem mais atrativas. A ideia foi permitir um equipamento que possibilitasse aos professores a aplicação de atividades interativas para que o estudante fixasse bem o conteúdo.
Educação Financeira
O programa de Educação Financeira foi implantado na rede municipal, este ano, nas turmas de 1ª ao 9ª ano do ensino fundamental. O programa foi denominado ‘Dei Valor’ e é fruto de uma parceria com o Banco Central do Brasil. As ações tiveram a culminância durante a I Feira de Empreendedorismo da Rede Municipal, que reuniu estudantes de 60 escolas no Parque do Povo.
Ensino Bilíngue
O ensino bilíngue foi ampliado de 8 para 16 escolas. Essa metodologia de ensino também foi implantada em escolas da zona rural de Campina Grande.
Novidades para 2024
Em 2024 será iniciada a reforma do Cine Capitólio, que será transformado no primeiro cinema destinado exclusivamente a alunos da rede pública do Brasil. A reforma do cinema deve durar cerca de um ano e vai contar com equipamentos de ponta.
A Prefeitura também vai ampliar o ensino integral para mais sete escolas, além de aumentar o número de turmas nas escolas onde o Programa Escola em Tempo Integral já foi implantado, chegando a beneficiar quase 2 mil estudantes.
A proposta para o ano letivo de 2024 é, também, iniciar a implantação da metodologia de ensino bilíngue na Educação Infantil, inserindo o ensino da língua inglesa nas creches. Além de ampliar a distribuição dos kits de robótica para que os equipamentos também possam ser usados nas turmas de 6º ao 9º ano.
Além disso, a Rede Municipal de Campina Grande vai receber no próximo ano o novo Centro de Distribuição, que vai acelerar o processo de envio de insumos para as unidades de educação.
Codecom