Técnicos e empresários de turismo de Minas Gerais visitam Vila do Artesão em Campina Grande

Uma comitiva, formada por técnicos e empresários da área de turismo de Pouso Alegre, município do estado de Minas Gerais, visitou na manhã desta quarta-feira, 06, a Vila do Artesão de Campina Grade. Eles ficaram encantados com o artesanato produzido pelos mais de 200 artesãos campinenses e com a estrutura do local.

A comitiva está na cidade desde a última terça-feira, 05, com o objetivo de possibilitar intercâmbio cultural e econômico com o município de Campina Grande, principalmente no que se refere aos setores de entretenimentos e de valorização da cultura regional. Para eles, a cidade é referência e tem ensinado como fazer o “dever de casa” através de parcerias que proporcionam o desenvolvimento local.

“Conhecer de perto uma cidade tão próspera, como Campina Grande, nos enriquece consideravelmente e nos proporciona a seguir um rumo correto com relação a investimentos no turismo em nossa cidade. Estamos encantados com tudo que temos conhecido, principalmente com a Vila do Artesão, com a diversidade do que é produzido artesanalmente aqui”, destacou André Prado, vereador em Pouso Alegre.

Já o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa), Rolando Toledo, disse que entre os principais motivos que os trouxeram à Campina Grande está a possibilidade de acesso a toda forma de organização e realização das ideias de parcerias público privadas, efetivadas no sentido de realizar festas. “Nos dias de hoje, com toda essa crise que enfrentamos, buscar essa parceria privada é muito importante e salutar para a gestão pública”, frisou.

Na Vila do Artesão a comitiva foi recepcionada pelo presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), vereador Nelson Gomes Filho. Na ocasião, eles tiveram a oportunidade de conhecer o artesanato produzido pelos mais de 200 artesãos campinenses, conferir de perto a produção de algumas peças e absorver conhecimento sobre a valorização da cultura e do incentivo da Prefeitura de Campina Grande à produção local.

Para o vereador de Pouso Alegre, André Prado, a Vila do Artesão foi um dos pontos visitados que mais contribuiu com o objetivo da estadia da comitiva em solo campinense. “Estamos observando aqui um grande exemplo de valorização cultural, com ações que conseguem tornar o espaço cada vez mais atrativo, com programação gratuita para todos os visitantes. Estou encantado com o projeto Mãos na Vila. Estejam certos de que irei fazer de tudo para implantar essa brilhante ideia em nosso município”, disse o vereador durante a visita a Vila do Artesão.

O executivo em turismo da Prefeitura de Pouso Alegre, Allysson Aquino, destacou os motivos que fizeram a Vila do Artesão ser inserida no roteiro de visitação da comitiva. “Sou natural de Campina Grande e por conhecer a história da Vila do Artesão fiz questão de colocar o local no roteiro. Este espaço é um verdadeiro case de sucesso e nos faz querer implantar, de imediato, várias ações que já são desenvolvidas neste espaço lá em Pouso Alegre. Acredito que a visita superou as expectativas de todos. Tenham a certeza de que aprendemos e estamos levando daqui os melhores exemplos para serem implantados em Pouso Alegre”, frisou.

Nelson Gomes Filho, responsável pela administração da Vila do Artesão, destacou o orgulho de receber a comitiva e falou sobre a oportunidade de compartilhar a experiência. “Nos honra muito receber uma visita de uma comitiva tão importante, que escolheu e agora passa a ter a Vila do Artesão de Campina Grande como referência no que corresponde a valorização cultural. Estou certo de que irão levar daqui grandes exemplos de ações que fortalecerão a economia, a cultura e o turismo em Pouso Alegre”, destacou o chefe da pasta.

Integraram a comitiva o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, Marcos Dias; o  vice-presidente do Comtur, diretor de Turismo e Eventos da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre e diretor SINDIPA, Rolando Toledo; representando o Sebrae MG, Anderson Faria; executivo em Turismo da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, Allysson Aquino; o diretor de Parcerias e Treinamentos da Associação Comercial e Industrial, Tadeu Fernandes; o presidente da Câmara do Vereadores de Pouso Alegre, Leandro Morais; o vereador André Prado; a assessora de cultura da Prefeitura de Pouso Alegre, Zuleima Basic e a gerente do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura de Pouso Alegre, Simone Borges.

Fonte: Codecom

COMPARTILHE